sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Essa resenha pode conter Spoilers.


Confesso que só ouvi falar de “Jogos Vorazes”

depois que surgiu a adaptação do primeiro livro para os cinemas, a principio não me interessou muito, pensei em se tratar de mais um modismo surgindo do meio literário para arrecadar rios de dinheiro com um marketing pós-filme, pensei tratar-se de uma história de um amor platônico entre um jovem e uma jovem que desafiam tudo e a todos para consumarem esse romance.
Após ler algumas resenhas senti um pouco de interesse pelo livro, o tema central da trama já não era o que eu pensei que fosse, e resolvi ler o primeiro volume da trilogia, o resultado, abracei a causa como milhares de fãs.

A história passa-se num futuro que podemos chamar de pós-apocalíptico, onde 13 Estados, chamados de Distritos, são submissos a um Estado maior denominado Capital. Após uma guerra civil, onde os Distritos voltaram-se contra a Capital, o 13° foi praticamente extinto e os outros Distritos viram-se praticamente dominados completamente. Desse dia em diante, todos os anos, a Capital obriga a cada Distrito a enviar um jovem de cada sexo, chamados de Tributos
a participar de um reality show macabro, onde esses 24 Tributos lutam pela sobrevivência em uma disputa onde apenas um sobreviverá.
Oprimidos e sem condições de revidar, as pessoas dos Distritos que já sofrem com a fome e a miséria, são obrigados a verem seus filhos e filhas se matarem para entreter a Capital, que usa os jogos para demonstrar seu poderio.
Os personagens principais da trama são Katniss Everdeen
uma garota que sustenta a sua família embrenhando-se pela floresta e praticando a caça ilegal, proibida pela Capital, que se voluntária a participar dos jogos no lugar de sua irmã mais nova e o jovem Peeta Mellark sorteado para junto a Katniss representar o distrito 12.
Os jovens são levado a Capital onde conhecem um mundo de luxo e vaidade, totalmente diferente da realidade em que vivem em seu Distrito, onde são preparados para entrarem na arena e lutarem por sua sobrevivência, Kastniss
explorando seu ponto forte o arco e flecha e Peeta sua força incomum. Ao vivenciarem o horror dos jogos Katniss e Peeta são obrigados a tentar algo totalmente diferente, jamais visto nos jogos que pode-lhes custar a vida o que garante ao desfecho do livro um final surpreendente que lhe faz torcer pelos personagens e sentir uma forte ansiedade de se chegar a ultima página!
Vem então a sequência voraz da trama, “Em Chamas”
é o segundo livro da trilogia e todas as emoções vivenciadas no primeiro, intensificam e dobram nessa continuação. Os atos de alguns jogadores na primeira história cria certo sentimento de rebelião em vários distritos as pessoas sentem-se motivadas a lutar contra a tirania da Capital e escolhem para sí um ícone, um símbolo para uma possível guerra contra seus opressores, a Capital disposta a manter seu domínio sobre os Distritos começa a punir de forma bruta pessoas em todo os Distritos e para os novos jogos decidem deixa-lo mais voraz,colocando todos os campeões na arena para competirem entre si! O personagem principal da história vive o dilema de aderir a causa e lutar contra seus opressores ou apenas alimentar a esperança de fugir levando consigo as pessoas que ama, porém a melhor alternativa é incentivar a luta, e para isso aceita partir para Capital e servir de entretenimento para uns, mas de incentivo a outros a desafiarem as ordens impostas pelo tirano governante da Capital. Na arena uma nova aliança é formada e com ela a esperança de conquistar a liberdade, essa é a deixa para o terceiro livro da obra criada por Suzanne Collins.

Como disse o livro superou minhas expectativas indo muito mais além do que um romance entre adolescentes, mas mostrando que a liberdade pode ter um preço alto e somente os corajosos estão dispostos a pagar tal preço, a história mostra personagens de espirito forte, que não aceitam o conformismo imposto por uma maioria opressora e decide arriscar suas vidas em uma causa que lhes garanta um futuro melhor.
Final de série adequado.Real ou não real?

Nesse 3° volume da série, intitulado A esperança , segue uma linha totalmente diferente das demais, a autora tenta passar os horrores tanto físicos quanto emocionais que uma guerra pode causar.

A personagem principal Katniss Everdeen
é mergulhada em uma realidade antes inimaginável, o Distrito 13, onde uma rebelião contra a Capital é planejada e onde todos esperam que ela assuma o papel de Monckingjay um símbolo, um ícone de incentivo ao exercito rebelde, é então que a personagem vive em estado de crise, pensando e repensando nas consequências de suas decisões.
Ao aceitar assumir a responsabilidade, Katniss
passa a dúvidar das boas ações de seus aliados e seus atos a levam a ter inimigos mesmo em suas fileiras, porém decidida a por um fim a opressão da Capital e de seu líder, presidente Snow segue em frente, contando com o apoio de seu amigo Gale e na esperança de poder libertar seu amigo Peeta que é mantido prisioneiro na Capital.
Contrariando as possibilidades Suzanne Collins
em diversos momentos conduziu a trama para outros rumos, o que vejo como ponto positivo, evitando o famoso “tava na cara”. O livro na minha opinião trouxe um conceito mais adulto a trama, principalmente no que diz respeito as avaliações antes das decisões tomada por muitos personagens, algo mais real digamos assim, que uma guerra realmente faria com a mente e caráter das pessoas, mais um ponto positivo para a autora!
O desfecho não deixou a desejar e ao meu ver a personagem principal Katniss Everdeen
tem muito mais potencial que muitas protagonistas da moda no universo literário.

Titulos: Jogos Vorazes / Em chamas / A esperança.
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco.
N° de páginas: 400/413/421.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!