quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A culpa é das estrelas de John Green

Terminei ontem de ler esse livro do autor John Green, super bem falado nos vários blogs que vi resenha do mesmo, obviamente despertou em mim o interesse em conhecer o trabalho do autor, ou seja, comprei o peixe que me venderam.
                O livro conta a história de Hazel Grace e Augustus Waters personagens principais do drama, dois adolescentes vítimas de câncer que se conhecem em um grupo de apoio a pessoas com câncer e a partir dai aflora um romance intenso e divertido entre os dois, claro há outros personagens na trama também que o autor os trabalhou de maneira a não deixa-los apenas como secundários ou sem importância na história, ao meu ver todos, desde os pais dos protagonistas até seus amigos desempenharam papéis importantes no decorrer da história, os personagens são dois adolescentes digamos bem maduros e os diálogos entre os dois são sempre reflexivos, são jovens inconformados com respostas prontas e que sempre tem um ponto de vista para cada tipo de coisa ou situação.
                O autor foi bem realista, não fantasiou em nada as limitações que uma pessoa com tal diagnóstico pode ter, como se sente alguém com tal doença com relação a família, amigos e futuro, nesse aspecto, a mocinha sempre deixa claro o que pode acontecer com ela devido a doença e os efeitos que irão envolver a todos a seu redor, como classificado por ela, se sente uma granada, prestes a explodir a qualquer momento, já o mocinho apesar do que a doença causou-lhe é alguém de bem com a vida, de bom humor e que faz tudo o que está ao seu alcance para ajudar ao próximo, nesse ponto achei surpreendente o casal tão completo criador pelo autor mesmo diante das limitações impostas pela doença.
                Outro ponto positivo que devo destacar ao autor, foi a criação de uma ficção dentro da ficção, o livro preferido de Hazel chama-se Uma aflição imperial , livro esse que une ainda mais o casal e faz com que a história toda gire em torno do que os dois pensam sobre essa obra de certa forma incompleta escrita por Peter Van Houten , até o momento em que os dois decidem ir atrás do autor em busca de respostas, visto que esse é incomunicável e não tolera os meios de comunicação modernos, um pequeno detalhe é que atualmente (dentro da história, claro) Van Houten vive na Holanda, mas isso não foi empecilho para nosso protagonistas irem ao encontro de seu autor favorito e o encontro entre os três fez eu dar mais um ponto ao autor, pensei que seria ”X” mas foi “Y” e eu adoro quando sou surpreendido assim em uma história, a partir dai a história tem a única reviravolta da trama e segue para um final emotivo, onde mais uma vez ocorreu a fórmula do “X” e do “Y”.
                Minha opinião sobre o livro, o autor escreve muito bem, cria diálogos reflexivos como citei acima, mas, não é tudo o que eu esperava pelas resenhas que li por ai. Talvez eu tenha começado pelo livro errado do autor, deveria conhece-lo melhor antes de ler o A culpa é das Estrelas, não estou dizendo que  não gostei do livro, porém dado as circunstancias do que li sobre ele, digo com toda sinceridade, esperava mais. É um livro um tanto quanto depressivo, principalmente a alguém diagnosticado com suspeita de câncer, muita coisa passou pela minha cabeça e quando digo muita, foram muitas mesmos, infelizmente a maioria não muito positivas.
                Enfim, é um livro que não é um dos meus gêneros prediletos, mas me comoveu e pude me entreter.

PS. Pelo que pesquisei há um filme para ser lançado (Sem previsão de estréia) baseado no livro, a produção está sendo acompanhado de perto pelo próprio John Green. Só não entendi uma coisa, durante o livro, uma das coisas mais destacadas por Hazel em Augustus são seus olhos azuis, mas o ator escolhido para interpretá-lo tem olhos castanhos. No mínimo estranho isso! (Apenas um comentário)

Titulo: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
N° de páginas: 288 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!