sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Anjos e Demônios na Literatura Nacional

Deus e o Diabo, anjos e demônios, céu e inferno são sem dúvidas seres que atraem e mexem muito com o imaginário de muitas pessoas. São tantos mitos que envolvem o tema que com certeza dá margem para a criação de mais e mais história sobre esses seres que supostamente existem desde o principio de tudo, claro que não estou entrando no campo da religião, tenho a minha, que tem uma posição sobre o assunto, mas respeito todas as demais, o que eu quero comentar aqui nessa postagem está no campo ficcional, pois como eu disse, são tantos mitos e lendas, que várias pessoas (Para nooossaa Alegria) deixam sua imaginação fluir e criam, mundos, histórias e personagens, que continuam a travar essa eterna luta do bem contra o mal.

Nesse post quero comentar sobre alguns livros que li sobre o assunto, livros de ficção fantástica, escritos por autores brasileiros, não irei resenhar as obras, apenas farei um breve comentário sobre cada um e minha visão sobre os mesmos, então vamos lá!
O senhor da Chuva de André Vianco
O primeiro livro que li sobre anjos e demônios de autor brasileiro foi o O senhor da Chuva do Autor André Vianco, a história se ambienta em uma cidadezinha interiorana onde fugindo de seus algozes, uma anjo chamado Tal possui o corpo de um ser humano e com isso viola um acordo de guerra que há entre anjos e demônios e desencadeia uma batalha feroz entre as duas facções colocando em risco a existência doa anjos de luz que estão na terra.
É um bom livro, narrativa rápida e cativante, típica do autor, porém tanto o nome do personagem principal quanto a trama em si, lembram e muito um livro estrangeiro chamado Este mundo Tenebroso que acho que André Vianco poderia ter citado como influência para sua obra.
Ethernity de Marson Alquati
O segundo livro é o  Ethernity – A guerra dos anjos – Volume 1 do autor Marson Alquati. O livro conta a jornada investigativa do agente brasileiro Rafael Thomas, que é encarregado de investigar a morte de um diplomata em solo brasileiro, e os rumos de tais investigações que percorrem o mundo inteiro o levam a descobrir segredos milenares envolvendo a criação da raça humana e o ponto chave, uma conspiração para dar inicio ao apocalipse está em andamento e se nada for feito a respeito será o fim da humanidade.
Esse sem dúvida é um dos melhores livros sobre o tema que li, Marson Alquati como comentei no inicio, dá uma nova versão sobre as duas raças, anjos e demônios que surpreendem e muito o leitor após revelado, de maneira inovadora e criativa.
Anjo a face do mal de Nelson Magrini
Terceiro livro Anjo a face do mal de Nelson Magrini.  Um bom livro também. Uma nova entidade misteriosa começa a aniquilar na terra tanto anjos, demônios e humanos também, essa nova ameaça iminente é desconhecida tanto por anjos como por demônios e é então que a parte angelical solicita a ajuda de um ser hibrido que possui tanto a luz como as trevas em si para encontrar e destruir a entidade, esse ser é nada mais nada menos do que Lucifer. Na terra ele conta com a ajuda de um ser humano para encontrar e destruir o inimigo.
Um livro interessante também, o autor explorou a junção de vários temas  como religião e ficção cientifica, e mais interessante ainda a visão que o autor deu ao personagem principal com relação a humanidade, uma vez que seu ajudante humano , vive um dilema profundo a por esse motivo vive apresentando fraquezas que ao ver de Lúcifer são fúteis e desnecessárias, e claro, diferentemente do que muitos pensam, o fez neutro entre a guerra do céu contra o inferno, apenas esperando o momento certo de tomar o poder de ambos lados para si.
Por ultimo vem os livros que recentemente resenhei, são os livros de Eduardo Spohr, A batalha do Apocalipse, Herdeiros de Atlântida e Anjos da morte. O primeiro livro A batalha do Apocalipse através do anjo guerreiro, o Querubim Ablon, o autor conta a história desde o principio do mundo, desde como o era antes de sua criação, a formação do homem. Nessa trama vemos uma guerra civil, não entre anjos e demônios, mas sim entre os próprios anjos, mas que também tem envolvimento de demônios, em tal guerra, o objetivo principal entre os anjos é adquirir certo poder, que poderá desencadear o apocalipse se cair na mãos dos anjos que odeiam a humanidade, e é isso que o protagonista tenta evitar a qualquer custo e durante essa aventura é que o personagem vai tendo vários flashbacks  sobre o passado, que o autor criativamente o envolveu em alguns acontecimentos históricos. Os outros dois são uma espécie de spin Of da série que contam o desenrolar da guerra aqui na terra.
Na minha opinião esses são surpreendentes , como eu disse foi de forma criativa que Spohr misturou elementos históricos  com ficção, além de batalhas épicas e personagens de personalidades fortes e marcantes, também com uma nova visão sobre os anjos e como eles enxergam a humanidade.
Livros de Eduardo Spohr


Espero que tenham gostado dessa breve dissertação sobre esse assunto tão vasto de possibilidades para discussão, tanto que me aventuro a escrever, com influência de boa parte dessas obras citadas também, quem quiser conhecer aqui vai o link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe-me sua opinião!